quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tecnologia Dual Channel

A memória é um dos componentes que tem maior influência no desempenho do computador. Ela é responsável por armazenar os dados temporariamente enquanto o processador calcula e realiza as tarefas ordenadas pelo usuário. O grande problema das memórias consiste na baixa velocidade em que elas trabalham, fator que limita muito o processador, que deve esperar pela transferência de dados.

Na maioria das vezes, as memórias apenas tinham sua frequência (clock) e algumas temporizações alteradas, contudo, nem sempre isso influenciava muito no desempenho. Pensando nisso, o mercado de hardware teve que encontrar outra solução: colocar as memórias para trabalhar em conjunto.

A velocidade aumenta quando utilizamos memórias aos pares
Ao perceber que os computadores estavam ficando um pouco lentos e que somente aumentar a frequência não seria suficiente, a solução foi alterar o controlador de memória das placas-mãe, ou até mesmo, dos processadores. As memórias precisam trabalhar em “duplas” para poder utilizar a tecnologia Dual Channel (duplo canal), ou seja, é necessário instalar dois pentes de memória na placa-mãe.

Um conceito técnico
Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.

O que preciso para habilitar a tecnologia Dual Channel?
Como já citado, a tecnologia de duplo canal só funciona quando se utiliza memórias aos pares. Portanto, você precisará comprar dois módulos de memória, ou quatro. Vale frisar que para ativar o recurso é necessário memórias com frequências, tamanho e temporizações idênticas, de preferência até da mesma marca (assim você evita muitos problemas). Ou seja, para habilitar 4 GB de memória em Dual Channel, você deverá comprar dois módulos de 2 GB ou então, quatro módulos de 1 GB.

Além das memórias, é preciso atentar para o modelo da sua placa-mãe. O chipset (nas placas-mãe para processadores Intel) é o responsável por trabalhar com a tecnologia Dual Channel, e caso ele não suporte este recurso, nem adianta você investir em vários módulos de memória. Usuários que utilizavam processadores Intel, devem consultar o manual da placa-mãe para saber se o chipset suporta o Dual Channel. Já quem possui um processador AMD, pode se despreocupar, porque os processadores com soquete 939, 940, AM2 e AM2+ são totalmente compatíveis com a tecnologia, independendo da placa-mãe e do chipset.

Como habilitar o Dual Channel?
Tudo depende muito da configuração do seu computador. Antes de habilitar, é necessário verificar se a memória já não está operando em Dual Channel. Para verificar é simples, basta baixar um programa, como o CPU-Z (ou outro de sua preferência), e observar se na especificação das memórias, consta o termo “Dual Channel”.

Se a sua memória ainda não está trabalhando em Dual Channel, é simples de solucionar o problema. Habilitar o modo de operação Dual Channel depende apenas da maneira com que você instalou os módulos de memória. O grande problema consiste no seguinte: grande parte dos fabricantes não utiliza o padrão para ajudar o usuário, mas para a felicidade da nação, nos manuais das placas-mãe, sempre vêm descrito em quais soquetes você deve conectar os módulos, para que o Dual Channel seja ativado.

Placas-mãe com somente dois espaços para memória RAM não possuem segredos, apenas instale o par de memórias nos dois slots. Já as placas-mãe mais robustas trazem quatro slots de memória, fator que confunde muito o usuário. Além disso, as fabricantes adotam cores para “facilitar” a instalação das memórias.

Nenhum comentário: